26/02/2026 às 11h29min - Atualizada em 26/02/2026 às 11h28min

Mobilidade urbana

Edno Mariano - revistakdea360.com.br

NitBikes batem marca de 2 milhões de viagens em Niterói, mas mau uso gera bloqueio de usuários


As "roxinhas" gratuitas consolidam a mobilidade sustentável na cidade com 150 mil usuários cadastrados. No entanto, infrações como empinar a bicicleta já resultaram em mais de 200 punições.


O programa de bicicletas compartilhadas gratuitas de Niterói, carinhosamente apelidado de "roxinhas", atingiu uma marca histórica. Desde o seu lançamento em julho de 2024, as NitBikes já registraram mais de 2 milhões de viagens.


A iniciativa, coordenada pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, consolida-se como um pilar da mobilidade urbana sustentável do município. O sistema conta com cerca de 150 mil usuários ativos, mantendo uma média expressiva de 180 mil deslocamentos mensais, incentivando a troca do carro e do transporte coletivo por um modal limpo e gratuito.


Regras rígidas e bloqueios


Apesar do amplo sucesso, a Prefeitura informou que tem atuado com rigor para garantir a segurança dos ciclistas e pedestres. Até o momento, 232 usuários foram bloqueados do sistema por descumprimento dos termos de uso.


As infrações mais comuns que levam à suspensão do serviço incluem:

• Realizar manobras perigosas (como "empinar" a bicicleta);

• Transportar mais de uma pessoa no mesmo equipamento.


Manutenção eficiente e sem custos extras


Para dar conta da alta demanda, equipes técnicas especializadas revisam, em média, 60 bicicletas todos os dias. A coordenação do projeto destaca que a taxa de reposição da frota na cidade está abaixo da média internacional para sistemas semelhantes.


Um grande benefício para os cofres públicos é o modelo de contrato: todos os custos com a substituição de peças e equipamentos avariados são de responsabilidade exclusiva da empresa operadora, sem gerar qualquer despesa adicional para a Prefeitura.


Denúncias: A população pode atuar como parceira na fiscalização. Casos de vandalismo ou uso irregular das bicicletas devem ser denunciados ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) pelo telefone 153.

Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistakdea360.com.br/.