Fundação CASA promove terapia com cães para jovens de Itaquera no Projeto Amanhecer

Projeto de instituto parceiro promove vínculos afetivos e transforma o cotidiano de adolescentes do CASA Itaquera

Por GIOVANA VIANA
6 3 Min

Fundação CASA promove terapia com cães para jovens de Itaquera no Projeto Amanhecer
Divulgação/Fundação CASA
Com a visita de cães coterapeutas, 31 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no CASA Itaquera, centro socioeducativo da Fundação CASA localizado na capital, participaram, no último sábado (25), de uma atividade voltada ao fortalecimento de vínculos e à promoção da saúde mental. A ação foi realizada pelo Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (INATAA), que atua com intervenções em hospitais, escolas, clínicas e unidades socioeducativas.

A ação integra o Projeto Amanhecer, iniciativa do INATAA voltada a jovens em cumprimento de medida socioeducativa. O projeto leva terapia com cães a adolescentes em acolhimento institucional, estimulando habilidades socioemocionais e promovendo momentos de escuta, presença e confiança.


Fundado em 2008, em São Paulo, o INATAA é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve Terapia e Atividade Assistidas por Animais (TAA). Seus cães coterapeutas passam por rigoroso processo de seleção, conduzido por veterinários, psicólogos e especialistas em comportamento animal. Atualmente, a organização beneficia cerca de 400 pessoas por mês, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade.

A programação foi estruturada em diferentes etapas. Inicialmente, foi realizada uma apresentação institucional sobre o trabalho do INATAA, seguida de atividades voltadas à identificação da relação dos adolescentes com os animais, incluindo a avaliação da percepção dos jovens antes e após a interação. Para garantir a segurança e o bem-estar de todos durante o contato, também foram abordados conceitos de linguagem corporal animal e comandos básicos de interação com os cães.

Para a diretora do CASA Itaquera, Flávia Mangolin, a atividade gerou impacto imediato. "Em poucos minutos, muitos se transformaram: demonstraram carinho, cuidado e preocupação com o animal, realizaram brincadeiras e testaram habilidades dos cães. Foi nítida a satisfação e a alegria dos adolescentes", relatou.

Para o presidente interino da Fundação CASA, Oswaldo Caetano Junior, o contato dos jovens com diferentes modalidades terapêuticas é ferramenta fundamental no processo de ressocialização. "A terapia assistida por animais tem mostrado resultados muito positivos com esses jovens. O contato com os cães desperta neles sentimentos que muitas vezes estavam adormecidos, como empatia, cuidado e a capacidade de criar vínculos saudáveis", afirmou.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANA LAMAS VIANA
[email protected]


Notícias Relacionadas »