O domingo de Páscoa (05) começou com muita energia e animação para as cerca de duas mil pessoas que participaram da etapa Piracicaba do Circuito Cidades Paulistas, evento gratuito que teve corridas de 5 e 10 km, além de uma caminhada de 5 km. Toda a estrutura do evento foi montada no Parque Regional de Lazer do Bongue Orlando Louvandini.
A gratuidade da participação é viabilizada por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE), instrumento que permite a empresas patrocinarem projetos esportivos com a destinação de parte dos impostos devidos. A etapa Piracicaba do Circuito Cidades Paulistas 2026 teve patrocínio da CJ do Brasil, uma empresa de biotecnologia que produz aminoácidos e ingredientes nutricionais destinados principalmente à indústria de nutrição animal.
As atividades começaram às 6h30 com uma sessão de alongamento e aquecimento comandada por um professor de educação física e, pontualmente às 7h, foi dada a largada para ambas as distâncias.
Nos 5 km, o destaque feminino foi Erica Mariano, que cruzou a linha de chegada em 21min25, seguida por Maria Zélia da Silva (22min) e Ana Clara Buzzeto (22min08). No masculino, o campeão foi Romenigue Santos, com o tempo de 16min27, com Gabriel Romão em segundo (16min35) e Eduardo Nepomuceno em terceiro (17min30).
“Foi um evento muito bem organizado, com um percurso maravilhoso. Não esperava a vitória, então foi muito especial”, comenta Erica Mariano, campeã dos 5 km. Entre os homens, Romenigue Santos também destacou a experiência. “Prova muito bem organizada, percurso gostoso. Só tenho a agradecer à organização, à minha família e à minha equipe”, afirma o vencedor.
Nos 10 km, a vitória feminina ficou com Eliane Fernandes, que completou a prova em 44min27. Elaine Cardoso foi a segunda colocada (45min44), seguida por Sonia Ribeiro dos Santos (46min06). Já no masculino, Eduardo Pereira da Silva venceu com o tempo de 33min36, com Renan Garcia em segundo (35min38) e Gabriel Costa da Silva em terceiro (35min41).
“Eu vinha de uma prova no dia anterior e a estratégia era correr mais controlada. Acabei me sentindo bem durante o percurso e a vitória veio de forma natural”, explica a campeã Eliane Fernandes. Já Eduardo, conta que largou na ponta desde o começo para vencer. “Fiquei bastante tempo longe dos adversários, dominando do começo ao final. Como o percurso é plano, a estratégia foi fazer a segunda parte mais rápido”, ressalta o atleta de 27 anos.
Pessoas de diferentes faixas etárias e de várias cidades do interior paulista participaram da etapa Piracicaba do Circuito Cidades Paulistas, como é o caso da quase septuagenária dona Maria de Lourdes Silveiriano. “Eu vou fazer 70 anos no próximo dia 26 e comemorei aqui, na Páscoa, caminhando os 5 km. A organização está de parabéns, foi maravilhoso”, ressalta a participante, que acorda às 5h de segunda a sexta-feira para fazer sua caminhada matinal.
O piracicabano Thiago Simeone destacou a importância da experiência coletiva. “O mais importante para mim foi poder trazer minha família e meus amigos para a corrida. É uma oportunidade de incentivar outras pessoas a começarem no esporte”, afirma.
Para Danielly Santana, que veio de Hortolândia para disputar os 10 km, o percurso foi equilibrado e desafiador. “É uma prova gostosa, com trechos planos, mas também com algumas subidas que exigem mais. A organização está de parabéns”, comenta.
Representando o patrocinador do evento, a CJ do Brasil, Natan de Araújo Santo ressaltou o impacto da corrida na promoção da saúde e qualidade de vida. “Mais do que competir, o grande desafio é superar a si mesmo. Participar de um evento como esse reforça a importância de hábitos saudáveis e do incentivo ao esporte”, conclui.
Os resultados completos e as fotos oficiais estarão disponíveis em breve no site oficial circuitocidadespaulistas.com.br. A próxima etapa será realizada no dia 26 de abril em Santana de Parnaíba e as inscrições abrirão a partir do próximo dia 14 pelo site tkx.com.br.
A etapa Piracicaba do Circuito Cidades Paulistas é uma iniciativa da Associação de Cultura e Esporte Social – Rede Acesso, com realização por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e do Governo do Estado de São Paulo e parceria da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida. O patrocínio foi da CJ do Brasil.
Mais informações para a imprensa:
Alexandre Koda – Koda Comunicação
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEXANDRE KANITI KODA
[email protected]