Dia do Desafio 2026 tem evento de lançamento no Sesc 14 Bis

Unidade do Sesc receberá, na manhã do dia 29 de abril, a medalhista olímpica Ana Moser, além de Amanda Chagas (IPIE) e Fernando Mezzadri (Universidade Federal do Paraná), que irão propor soluções para o incentivo à prática esportiva, sob o tema “Esporte é Direito”

Por SYLVIO NOVELLI ASSESSORIA EM COMUNICAçãO
9 8 Min

Bruna Quevedo

O Dia do Desafio – uma das mais longevas campanhas mundiais de incentivo à prática de esportes e atividades físicas, que tradicionalmente ocorre na última quarta-feira de maio realiza, no dia 29 de abril, o último encontro de uma série de eventos de lançamento que percorreu o estado de São Paulo ao longo do mês.
Coordenado pelo Sesc São Paulo no continente americano, o Dia do Desafio (DDD) é uma iniciativa global da TAFISA (The Association for International Sport for All), com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association), da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do Ministério do Esporte do Brasil.
E no dia 29 de abril, quarta-feira, o Sesc 14 Bis, na capital paulista, sediará uma atividade especial que marcará o lançamento da 31ª edição da campanha, que neste ano traz o tema “Esporte é Direito!”.
Com entrada gratuita, o evento contará com a presença de um seleto grupo de especialistas, que irão debater e propor soluções para o incentivo à prática de atividades físicas. Dentre os participantes, destaque para Ana Moser, presidente-executiva da Atletas pelo Brasil e ex-ministra do Esporte, além de medalhista de bronze no vôlei com a seleção brasileira nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e fundadora do Instituto Esporte e Educação.
Ana Moser participará da mesa “Governança Esportiva: Instrumentos para Aplicação de Políticas Públicas nos Territórios”, em que abordará, dentro desta perspectiva, as ações da organização Atletas pelo Brasil. Participam também da mesa Amanda Chagas, gestora e coordenadora regional no Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, com mediação de Leonardo Calix, do Sesc São Paulo.
Conferência - Antes, abrindo os trabalhos, haverá uma conferência com o doutor em Educação Física e professor titular da Universidade Federal do Paraná, Fernando Mezzadri. O especialista partirá do tema Esporte é Direito: Caminhos para uma Gestão Democrática e Sustentável.
O professor, que desenvolve pesquisas nas áreas de políticas públicas e gestão esportiva, apresentará ao público o esporte como direito social fundamental, reconhecido pela Constituição e reforçado pela Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023).
Dentre os pontos que serão apresentados por Fernando Mezzadri na conferência está o fato de que o direito à prática esportiva está assegurado ao cidadão brasileiro há mais de três décadas, mas ainda enfrenta obstáculos significativos para se tornar realidade no cotidiano da população. O professor abordará ainda dados que mostram que apenas 0,22% do orçamento federal é direcionado ao esporte, enquanto nos municípios esse índice gira em torno de 1%.
Segundo o Mezzadri, a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) também é insuficiente: 68,8% dos municípios não desenvolvem ações esportivas específicas para este público. Outros dados recentes revelam ainda desafios relacionados à gestão e à inclusão. Entre os gestores públicos do esporte, 83% são homens, 49% se declaram brancos, 41% pardos e apenas 8% pretos. Além disso, há uma lacuna significativa na relação entre esporte e atividade física: 49% dos municípios não possuem projetos voltados à promoção da atividade física.
 
Com a entrada em vigor da LGE e a implementação do Sinesp (Sistema Nacional do Esporte), a existência do Conselho, do Plano e do Fundo Municipal de Esporte, o chamado “CPF do Esporte”, tornou-se obrigatória para que as prefeituras recebam recursos federais. No entanto, 59,32% dos municípios não possuem o Conselho, 62,25% não recebem recursos do Fundo e apenas 18,62% desenvolveram o Plano.
Dia do Desafio - A proposta é mobilizar indivíduos, organizações e comunidades com o objetivo de ampliar o número de pessoas praticantes de atividades físicas e esportivas. Desta maneira, a edição de 2026 reafirma direitos garantidos pela Constituição Federal e respaldados por documentos como a Carta Internacional da Educação Física, Atividade Física e Esporte, da UNESCO. Ao aprofundar a compreensão sobre essa prerrogativa, pretende-se sensibilizar a sociedade para a importância de condições equitativas de acesso, participação e permanência no esporte e na atividade física, consolidados como promotores de saúde e bem-estar.
Ao mesmo tempo, o projeto busca estimular o debate sobre o papel dessas instâncias como estruturantes para a cidadania, por meio de programações que favoreçam o diálogo e a troca entre gestores, especialistas, parceiros e comunidades. Com isso, visa-se contribuir para a construção e o fortalecimento de políticas que assegurem o acesso universal ao esporte e à atividade física no Brasil. Nesse sentido, o Dia do Desafio reforça o movimento como uma conquista coletiva, construída de forma colaborativa e democrática.
Para o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina, “o Dia do Desafio 2026 reafirma o compromisso do Sesc em abordar o esporte e a atividade física como dimensões essenciais do bem-estar, capazes de fortalecer vínculos e identidades e de ampliar o sentimento de pertencimento das pessoas.  As ações propostas evidenciam esse universo como um espaço de encontro, que contribui para estimular valores de cooperação e convivência democrática, elementos essenciais ao exercício da cidadania”. Ele completa, destacando que “além disso, ao estimular reflexões e ações voltadas à integração de tais práticas ao cotidiano das comunidades, as conexões estabelecidas pelo projeto articulam uma rede de diálogos intersetoriais, dedicada à construção de ambientes que favoreçam escolhas de vida mais ativas, estando em consonância com os valores estabelecidos pela instituição”.
Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo ressalta que “compreender o esporte e a atividade física como direitos implica reconhecer que o acesso ao movimento representa uma questão atual relevante e depende da existência de condições favoráveis, ambientes adequados e iniciativas voltadas à redução das desigualdades entre pessoas e territórios. Nesse sentido, a edição 2026 do Dia do Desafio se apresenta como um convite à ação coletiva, mobilizando diferentes atores para transformar o direito ao movimento em prática cotidiana, compartilhada e acessível nas comunidades”.
LANÇAMENTO DIA DO DESAFIO – SESC 14 BIS
Dia: 29 de abril, quarta-feira
Cronograma
  • 10h às 11h - painéis: ações conectadas
  • 11h às 11h15 - cerimônia de abertura
  • 11h15 às 12h20 - conferência de abertura
  • 12h20 às 13h - mesa de debate
  • 13h às 13h45 - relato de experiência
  • 13h45 às 14h - apresentação artística
  • 13h45 almoço

DIA DO DESAFIO 2026
Dia: 27 de maio, quarta-feira
Mais informações em: www.sescsp.org.br/diadodesafio; www.diadodesafio.org.br
#diadodesafio #díadeldesafio #challengeday

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): FAUSTO CABRAL VALENTIN DA SILVA
fausto@sylvionovelli.net