Grátis: “Mentoria Pé-de-Meia” dobra o número de atendidos e conectará 200 estudantes da rede pública a profissionais experientes

Iniciativa contará com profissionais de várias profissões, voluntários dispostos a orientar e apoiar quem está iniciando sua trajetória profissional ou acadêmica

Por DANIEL DOS SANTOS FILHO
6 4 Min

Grátis: “Mentoria Pé-de-Meia” dobra o número de atendidos e conectará 200 estudantes da rede pública a
divulgação
Escolher uma profissão é uma tarefa complexa e que chega à vida dos estudantes em um momento no qual eles geralmente não têm muitas informações sobre a carreira que pensam em seguir, muito menos pessoas próximas que possam tirar dúvidas e aconselhá-los nesse caminho. Para colaborar com os estudantes da rede pública de ensino nesse momento desafiador, foi criado o projeto “Mentoria Pé-de-Meia” que conecta de forma online, gratuita e voluntária, mentores experientes e inspiradores.

E a ideia deu tão certo que, em sua terceira edição, terá o dobro dos participantes em relação às duas edições anteriores. Serão 200 jovens que terão a oportunidade de receber a mentoria de profissionais reconhecidos, dispostos a orientar e apoiar quem está iniciando sua trajetória profissional ou acadêmica.

“O Mentoria Pé-de-Meia oferece aos jovens do ensino médio de escolas públicas, mentorias individuais, palestras e uma masterclass com um profissional de grande destaque no cenário nacional”, explica a deputada Tabata Amaral (PSB-São Paulo), uma das idealizadoras do projeto e grande defensora da educação como uma ferramenta de transformação social.

“Além de contarmos com o dobro de vagas, esta terceira edição tem outra novidade muito importante: ao lado de professores e pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior, como Princeton, UCLA, Paris School of Economics e UFRJ, vamos estudar mais a fundo os desafios e as trajetórias de estudantes do ensino médio da rede pública. A ideia é usar esse aprendizado para criar políticas e programas que façam diferença de verdade na vida e no futuro dos jovens”, conta Abidan Henrique (PSB-Embu das Artes), outro idealizador do projeto e que tem uma trajetória de vida ligada à educação. Ele estudou em escola pública na periferia, ganhou uma bolsa de estudos em um colégio de elite, se formou na USP e já estudou no exterior.

Durante o programa, os participantes irão explorar temas fundamentais para suas escolhas de futuro, como autoconhecimento e propósito, mundo do trabalho e profissões do futuro, além de dicas práticas sobre acesso à universidade. O objetivo é contribuir para que cada estudante possa se conhecer melhor, planejar seus próximos passos e acreditar que, com apoio e dedicação, é possível sonhar mais alto — e realizar grandes sonhos. Até a segunda edição da mentoria, 200 jovens e 200 mentores haviam participado do programa.

“A mentoria ‘Pé-de-Meia’ foi essencial para que eu pudesse me decidir entre jornalismo e perícia criminal”, conta Ana Beatriz de Sá Silva, de 19 anos, que fez parte da segunda turma do programa. “Meu mentor, o Daniel dos Santos, que é jornalista, forneceu muita informação sobre sua profissão e, para que eu pudesse tirar minhas dúvidas, me colocou em contato com o ex-diretor do Instituto de Criminalística de São Paulo em um de nossos encontros! Foi o máximo”, conta Ana. “Agora eu sei o que eu quero para minha carreira. Quero ser perita”.

Serviço
3ª edição do Mentoria Pé-de-Meia
Data de inscrição:
de 18 de abril a 9 de maio de 2026 (tanto para mentores quanto para mentorados)
Local de inscrição: https://www.mentoriapedemeia.com/
Duração da mentoria: de 4 a 5 semanas
Grátis

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIEL DOS SANTOS FILHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://revistakdea360.com.br/.