Na Câmara de SP: 21 ONGs se unem para atender 800 pessoas em situação de rua e seus animais

Neste domingo, 29, a partir das 10h, 21 organizações da sociedade civil se unem em uma ação gratuita voltada à população em situação de rua e seus animais — com previsão de 800 atendimentos

Por GENINHA MORAES
3 3 Min

Divulgação

Neste domingo, 29, o pátio da Câmara Municipal de São Paulo se transforma em um grande centro de cuidado e cidadania. A partir das 10h, 21 organizações da sociedade civil se unem em uma ação gratuita voltada à população em situação de rua e seus animais — com previsão de 800 atendimentos em um dos espaços mais simbólicos do poder público na maior cidade do país.
A iniciativa é do Movimento Na Rua Somos Um e integra o projeto Câmara Aberta, da Câmara Municipal de São Paulo. A estrutura montada no local oferecerá banho, barbearia, distribuição de roupas, alimentação, kits de higiene e atividades para crianças. Para os animais que acompanham essas pessoas nas ruas, haverá banho, ração e vermifugação.
O cenário é potente para imagens: pessoas invisibilizadas recebendo cuidado dentro de um dos símbolos do poder municipal — onde se fazem leis que afetam suas vidas, mas raramente as colocam no centro do debate.
Os números traduzem a urgência. O censo municipal de 2021 registrou quase 32 mil pessoas em situação de rua em São Paulo.
Dados mais recentes do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua apontam que a capital pode ter ultrapassado 101 mil pessoas nessa condição em 2025 — cerca de 27% do total nacional.

"Estamos falando de um espaço central da vida pública da cidade, que desta vez se abre para acolher e dar visibilidade a quem tantas vezes é tratado como invisível", afirma Christian Braga, presidente do Instituto GAS e coordenador do Movimento Na Rua Somos Um.
O evento conta com apoio institucional do presidente da Câmara, vereador Ricardo Teixeira (União Brasil), que acolheu a proposta apresentada pelos vereadores Rafael Saraiva (União Brasil) e Luna Zarattini (PT). A ação também está inserida em um movimento mais amplo: dezenas de entidades, junto a vereadores de todas as bancadas, firmaram o Projeto de Lei da Solidariedade, que busca proteger e fortalecer a atividade das organizações humanitárias na cidade.
Movimento Na Rua Somos Um reúne: Instituto GAS, Anjos da Leste, Banho de Amor, Bumerangue do Bem, Bibliaspa, Dando Sopa, Energia do Bem, Farofada do Bem, GAV – Amigos Voluntários, Grupo Sol, Instituto Amigos, Instituto Human, Instituto Vidas Que Resistem, Mãos na Massa, Moradores de Rua e Seus Cães, Ninho Social, Pãozinho Solidário, Projeto Abayomi, Projeto Life, Projeto Superação e Quentinhas do Arouche.

SERVIÇO Domingo, 29 de março | Das 10h às 14h
Local: Câmara Municipal de São Paulo – pátio frontal – Viaduto Jacareí, 100 Credenciamento e informações: Leila Ferraz | (11) 98125-1685 | leila@institutogas.org.br
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): GENINHA APARECIDA MORAES ROCHA
imprensa@unisa.br

FONTE: Oribá