O mês de janeiro traz consigo o auge das temperaturas, o aumento das viagens e o uso intensivo de ar-condicionado. No entanto, o que deveria ser um período de descanso pode se tornar um pesadelo para a saúde ocular. Para a Dra. Renata Santos, especialista em cirurgia refrativa e de catarata do Hospital CEMA, referência em atendimento especializado em oftalmologia e otorrinolaringologia, a incidência de olho seco pode aumentar drasticamente nesta época do ano devido à combinação de fatores ambientais e comportamentais.
A oftalmologista ainda complementa, “o verão exige uma ‘rota de cuidado’ específica para os olhos, assim como fazemos com a pele. O sal do mar, o cloro da piscina, o vento direto no rosto e a baixa umidade em ambientes climatizados aceleram a evaporação da lágrima, deixando o globo ocular desprotegido”, explica a médica.
Assim como o cérebro atinge o limite com o excesso de estímulos, os olhos sofrem com a exposição prolongada sem as devidas pausas e proteções. Os sintomas comuns incluem:
Para garantir que a única lembrança das férias seja a diversão, a Dra. Renata Santos elenca medidas essenciais:
"A prevenção é o novo luxo do autocuidado. Tratar a saúde ocular como prioridade garante não apenas o conforto imediato, mas a longevidade da sua visão", finaliza a especialista.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JANAINA ELVIRA DE OLIVEIRA FINARDI CHECHI
[email protected]